Autoridade

5 de outubro de 2023

Todas as sociedades só são possíveis devido a existência de pessoas aos quais são atribuída autoridade. Elas são estabelecidas por Deus para que haja ordem e paz. Quando cumprem bem o seu papel, o povo vive bem, mas se isso não acontece, o resultado é trágico. As pessoas obedecem a uma autoridade basicamente por dois motivos: pela imposição e ameaça da força ou pelo amor e respeito mútuo – nem precisa dizer qual é o melhor.

Quando a relação com a autoridade vem pelo medo, a obediência é apenas superficial. Assim que a autoridade não se faz presente repressivamente, não há motivos para se respeitar o que foi ordenado. Porém, quando existe uma relação de amor mútuo, tudo é diferente, pois não existe o medo, e sim, uma colaboração voluntária e amigável de se obedecer por consciência do que é o certo.

Quando Jesus estava ensinando no templo, alguns líderes religiosos perguntaram: “Com que autoridade você faz essas coisas? Quem lhe deu essa autoridade?” (Mt 21.23). Era uma pergunta bem capciosa, pois eles não acreditariam que sua autoridade vinha de Deus, e por isso Jesus não lhes responde, eles não entenderiam. Para entender a autoridade de Jesus é preciso ter fé.

Pela fé, entendemos que temos um Deus de amor, que enviou o seu filho ao mundo para nos dar perdão e esperanças eternas, e assim reconhecemos sua autoridade sobre nossa vida como um de que nos ama tanto, que nossa única resposta é amá-lo de toda alma e coração, agindo em amor ao nosso próximo. Muito mais do que colocar nossa vida em ordem, a autoridade de Jesus sobre nós nos dá esperanças e alegria de viver em todos os momentos, especialmente nos mais difíceis. Pense nisso!

Oração: Obrigado Jesus, por seres a maior autoridade em minha vida, para o meu bem e minha salvação. Amém.