Cidadão de Bem…

27 de outubro de 2022

   Certamente você já ouviu muitas vezes a expressão: “Cidadão de Bem.” Geralmente as pessoas usam essa frase para fazer a distinção entre as pessoas que buscam viver honestamente e aqueles que vivem na criminalidade. Nesse contexto, o termo cidadão de bem é facilmente compreensível, basta comparar o modo como as pessoas vivem para rapidamente classificar quem é “de bem” e quem “não é”. Mas será que tal comparação é válida? O fato de alguém não ser tão ruim quando outras, faz dela alguém de bem?

   Nós temos a tendencia de nos compararmos uns aos outros na expectativa de nos sentirmos melhor diante das mais diversas situações. Um aluno que tira nota mínima para a aprovação pode tentar se sentir melhor ao se comparar com outro que reprovou. Uma pessoa doente pode tentar se sentir melhor se comparando com outra que está numa situação mais grave. Isso pode até ter um efeito psicológico interessante fazendo a pessoa a não se sentir tão mal, por outra lado, não muda a sua realidade. O fato de tirar a nota mínima não torna o aluno um exemplo, do mesmo modo que não estar tão gravemente doente não faz da pessoa alguém saudável.

   Comparações nunca funcionam. Em Lucas 18.9-14 temos a conhecida parábola do fariseu e do publicano no templo. O fariseu agradecia a Deus por se achar melhor do que outras pessoas, afinal ele não era avarento, desonesto e imoral como outras pessoas. Ele também se compara a um publicano, e agradece a Deus por pensar que é melhor do que ele. Já o publicano, em sua oração, bate no peito e reconhece diante de Deus suas falhas e seus pecados. Ele não se compara com ninguém. Olha para dentro do seu coração e busca a misericórdia divina.

   Jesus afirma que o publicano voltou para casa em paz com Deus. Ele confiou na sua graça e perdão. Por essa simples história Jesus nos ensina que não devemos nos achar bons por nos comparar com outros, mas devemos olhar para nós mesmos, para o nosso próprio coração, confiando no amor divino que oferece perdão por meio de Jesus e tem o poder de transformar aquele que é mau em bom. Pense nisso.

Oração: Senhor, que ao invés de me comparar com outros eu saiba reconhecer minhas falhas diante de ti, confiando no teu amor e perdão restaurador. Amém.

Capelania SM