Compadecer

13 de outubro de 2022

Um texto bem conhecido dos evangelhos está em Lucas 17.11-19, quando Jesus se encontra com 10 homens com uma doença de pele chamada de “lepra”. Os homens, ao verem de Jesus, param de longe e gritam: “Jesus, Mestre, compadece-te de nós!” Jesus se compadeceu e os 10 homens foram curados.

Compadece-se, é uma palavra que, etimologicamente, significa “sofrer junto com alguém.” No tempo de Jesus, a lepra era uma doença incurável. Não havia nenhum tipo de tratamento e se tinha a ideia de que era um castigo de Deus por causa de algum pecado muito grave. Os acometidos pela doença eram obrigados a se refugiar em acampamentos, junto com outros doentes, e caso alguém se aproximasse, deveriam gritar: sou imundo, afaste-se.

Ao ver a situação dos 10 homens doentes Jesus se colocou no lugar deles, compartilhando de sua dor. Não somente a dor da doença, mas de todo o sofrimento por estarem naquela situação de abandono e humilhação. Jesus se compadece e os cura. Indiferentemente se voltariam ou não para agradecer, como fez o samaritano, Jesus é misericordioso com todos eles, lhes dando o fim do seu sofrimento que os condenava a uma situação de abandono e solidão.

Porém, a maior prova do quando Jesus se compadece de nós está na sua cruz. Na cruz ele deu sua vida em nosso lugar, para que nós não fossemos condenados eternamente pelos nossos incontáveis pecados. Na cruz Jesus não só se compadeceu, mas padeceu por amor a todos, até por aqueles que hoje lhe viram as costas e não são capazes de reconhecer o seu sacrifício de amor e perdão.

Que não somente saibamos reconhecer o quando Jesus se compadece de nós, mas, principalmente, em gratidão e fé, possamos compartilhar o seu amor com aqueles que estão ao nosso redor. Pense nisso. Amém.

Oração: Senhor Jesus, que em nossas palavras e atitudes saibamos agradecer por teu amor e perdão, agindo para o bem nosso próximo. Amém.