De quem é a culpa?

23 de março de 2023

Por que este homem nasceu cego? Foi por causa dos pecados dele ou por causa dos pecados dos pais dele? Essa foi a pergunta que os discípulos fizeram para Jesus em João 9.2 quando eles encontraram um homem que havia nascido cego. Em outras palavras, eles queriam encontrar algum culpado pela cegueira do homem, uma explicação para os infortúnios da vida como se estes fossem um castigo divino. Um pensamento muito comum até os dias de hoje.

Diante de situações adversas as pessoas têm a necessidade de encontrar algum tipo de explicação ou culpado. “Porque ele nasceu assim…” “Porque aconteceu esse acidente…” “O que eu fiz para merecer isso…” Quando não há uma resposta lógica ou aparente, então se atribuem os acontecimentos adversos a algum tipo de castigo de Deus. Mas, como Jesus mesmo ensina, não é assim que Deus age.

Deus não quer o mal para seus filhos. A Bíblia mostra que todos os problemas que existem em nossa vida são sim por causa do pecado. Mas diferentemente do pensamento comum, quando alguém sofre um acidente, tem uma doença, problema ou deficiência, isso não é castigo divino, mas consequência da existência do pecado, da desobediência de Adão no Jardim do Éden.

Por causa da existência do pecado, estamos passives de todo tipo de sofrimento, incluindo a morte. Porém, por causa do pecado que Deus enviou Jesus a este mundo. Ele veio para pagar a nossa culpa herdada de Adão e assim nos dar vida. Por mais ilógico que seja, são justamente nos momentos em que estamos mais fragilizados pelos sofrimentos da vida é que mais podemos ver como Deus é bom e como ele está sempre ao nosso lado. São nos momentos difíceis que podemos ver o “poder de Deus” agindo em nós. Amém.

Oração: Amado Jesus, diante das situações complicadas da vida, que possamos encontrar em ti a ajuda, força e consolo que tanto precisamos. Amém.