E agora?

14 de setembro de 2023

As intensas chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul nos últimos dias nos deixaram perplexos. Cidades inteiras foram destruídas. Vidas foram perdidas. Até mesmo estruturas sólidas de aço centenárias foram arrancadas de suas fundações pela força das águas. Um cenário triste, que mostra que diante da natureza o ser humano não é nada e não pode fazer nada. Muitas das coisas que as pessoas passam anos para conquistar e dão tanto valor, como sua casa, carro e todo tipo de pertences se foram em poucos minutos.

E agora? De onde buscar forças para seguir em frente quando tudo que temos é perdido? Quando não sobra nada além da roupa do corpo, quando até mesmo aqueles que amamos são tirados de nós, como conseguir reconstruir a vida? Por mais que, em algum tempo as construções sejam refeitas, ruas sejam limpas e as cidades voltem ao normal, aqueles que viveram a tragédia na pele jamais serão os mesmos.

Nesses momentos a única coisa que resta é a fé em Cristo Jesus. Uma fé que não nos livra de ter problemas, sofrimentos, ou sermos atingidos por chuvas e ventos. Porém, é na fé que podemos encontrar a força que precisamos para seguir em frente, que nos dá esperanças de que um dia todo o sofrimentos dessa vida não existirão mais. Uma fé que nos mostra que “a nossa pátria está nos céus, de onde também aguardamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo” (Filipenses 3.20).

Enquanto não estamos na pátria celeste, nos unimos em oração com aqueles que foram atingidos e nos mobilizamos para ajudá-los para que possam reconstruir suas vidas. Afinal, não sabemos como será o nosso dia de amanhã, mas sabemos que, aconteça o que acontecer, Deus continuará ao nosso lado. Amém.

Oração: Senhor Jesus, esteja junto com todos nós e, especialmente com aqueles que hoje sofrem, para que junto a ti, tenham forças para continuar. Proteja, conforte, ampare na esperança do lar eterno garantido por tua cruz. Amém.