Ontem, 08 de março, celebramos o Dia Internacional da Mulher. Uma data cheia de significados, afinal, não é fácil ser mulher. Uma mulher do século XXI precisa ser alguém determinada em alcançar seus sonhos. Tem que ser independente, ter sua carreira profissional, sem deixar de pensar na família cuidando do lar e dos filhos. Se não bastasse tudo isso, ainda precisa cuidar da saúde e aparência física. Como conciliar tantas coisas?
Mas não é de hoje que vida das mulheres não é nada fácil. Nos tempos bíblicos a mulher tinha a responsabilidade de cuidar da casa e família. Isso quer dizer que ela precisava não só cuidar dos seus filhos e marido, como também buscar água no poço ao nascer do dia e antes do pôr do sol, preparar os todos alimentos, isso incluía fazer pão, a farinha, cortar a lenha, fazer fogo… precisava plantar e colher, fazer roupas para seu marido e filhos, preparar o vinho e uma infinidade de coisas que nem sabemos como isso era possível.
Porém, a Bíblia reconhece isso e exalta a mulher em uma época em que elas não tinham praticamente nenhum reconhecimento. Em Provérbios 31.10-31 Salomão fala das virtudes da mulher, que a faz valer mais do que pedras preciosas. Mulher que é de confiança, só faz o bem, está sempre ocupada, faz compras, cuida da família, é esforçada, forte, trabalhadora, generosa… mulher que é sabia, respeitada, que não tem medo dos desafios da vida. Por fim, Salomão acrescenta: “Deem a ela o que merece por tudo o que faz, e que seja elogiada por todos.” (Provérbios 31.31).
Como Salomão, saibamos reconhecer tudo o que as mulheres merecem em suas vidas, não pelo fato de serem mulheres, mas pelas virtudes daquelas que fazem de tudo pelos outros, nem que para isso, abram mão de si mesmas. Parabéns a todas as Mulheres. Deus as abençoe, afinal, elas merecem. Amém
Oração: Senhor, nossos Deus, abençoe a todas as mulheres para que sejam virtuosas em tudo que fazem, sempre encontrando as forças que precisam no teu amor. Por Jesus. Amém.