Uma das coisas que é bem difícil de encontrar é pessoas que tem a qualidade de serem
humildes. Mais que uma qualidade, a humildade é um verdadeiro dom. Ser humilde não é ser alguém de renda baixa ou que leve uma vida simples. Ser humilde é ter a capacidade de se colocar em seu lugar nas mais diversas situações da vida. É reconhecer seus erros e falhas bem como ter a consciência de suas aptidões e qualidades.
Um dos grandes exemplos que temos de humildade está registrado em Mateus 15.21- 28, quando uma mulher cananeia chega até Jesus e pede ajuda para sua filha. Como ela não pertencia ao povo judeu, Jesus dá uma resposta dura para ela, dizendo que não está certo jogar o pão dos filhos para os cachorros. Mas, ao invés de ir embora, a resposta dessa mulher surpreende a todos pela sua humildade em reconhecer que não era digna da atenção de Jesus. Ela diz: “até mesmo os cachorrinhos comem as migalhas que caem debaixo da mesa dos seus donos” (v.27).
Pela sua atitude em se contentar só com a migalhas do amor de Jesus, ela mostra sua humildade e fé. Sua filha foi curada. Jesus a atende e a usa de exemplo para seus discípulos e para todos nós. Afinal, ser humilde não é sinal de fraqueza, mas de força daquele que vence o orgulho do coração pecador e se coloca ao pés do salvador como seu servo. Que possamos aprender a difícil arte da sermos humildes, reconhecendo nossa pequenez diante do Senhor, aceitando a verdade de sua Palavra e confiando sempre na sua graça e amor em Jesus. Amém.
Oração: Amado Jesus, permita que eu tenha sempre um coração humidade diante ti, para reconhecer meus pecados e confiar no te amor e perdão. Amém.