Você já parou para pensar na utilidade que tem a porta? Estamos tão costumados que nem paramos para pensar como as portas são importantes. Elas dividem ambientes, trazem privacidade, protegem contra a entrada de pessoas indesejadas… Estão em todas as casas e prédios, nos muros e cercas, nos móveis, veículos… podem ser pequenas, grandes, bonitas, tecnológicas ou mais simples… São feitas de vários materiais e geralmente, só percebemos sua utilidade, quando elas apresentam algum defeito ou falham na sua função.

Porém, algumas portas têm um sentido muito especial. Passar pela porta da nossa casa depois de um dia longo e cansativo, ou quem sabe após vários dias longe é algo maravilhoso. Ver a porta da casa de nossa infância, da casa dos pais ou avós, geralmente remete a boas lembranças. Já, outras portas podem nos trazer sentimentos controversos, como a porta de um hospital, cemitério, prisão, de algum outro lugar que nos remeta a maus momentos.

No evangelho de João, capítulo 10, Jesus fala que ele é o nosso bom pastor, aquele dá a vida por nós, suas ovelhas, e no verso 9 afirma: “Eu sou a porta. Quem entrar por mim será salvo; poderá entrar e sair e achará comida.” Pode ser estranho alguém se comparar a uma porta, mas se pensarmos bem, faz todo os sentido. Jesus é a porta, porque, por meio dele, encontramos salvação diante de nossos pecados. É por meio dele que podemos encontrar descanso para nossa alma e coração. Só ao seu lado temos a segurança que precisamos para seguir em frente diante dos desafios que enfrentamos na vida aqui.

Jesus não é uma porta qualquer, é a própria porta dos céus, aberta para todos que creem no seu amor e perdão dado a nós em sua cruz. Jesus é a última porta que passaremos para viver ao lado de Deus por toda a eternidade. Jesus é porta de amor, esperança, de paz, alegria, ânimo… Cristo é a porta, a porta da vida. Amém.

Oração: Querido Jesus, tu és a porta da salvação e da vida para todos nós. Que, todos os dias, possamos ver que tu és a porta que sempre está aberta para nós, onde encontramos perdão e amor. Amém.