A expressão “mindset” (mentalidade) vem ganhando popularidade principalmente dentro das grandes empresas. Mais do que uma palavra, ela aponta para a necessidade das pessoas ter uma visão nova e diferenciada do mundo ao seu redor e da sua importância nele. Para isso treinamentos são feitos para criar a conscientização dessa mudança de mentalidade, capacitando as pessoas para lidarem melhor com as dificuldades normais da vida e do trabalho, para que assim possam tomar as melhores decisões.
É fato que hoje vivemos sob grandes pressões. Temos que produzir, ser eficientes em tudo que fazemos… é o preço que pagamos pela modernidade. Porém, não somos “feitos de ferro.” O que vemos cada vez mais são pessoas emocionalmente esgotadas. Diante dos sofrimentos e dificuldades da vida, precisamos sim de um “mindset”, uma mudança de mentalidade, mas não apenas para produzir mais, mas para encontramos alívio as dores que carregamos no coração.
Em Romanos 12.2 diz: “Não vivam como vivem as pessoas deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança da mente de vocês.” Muito antes dos termos modernos, Paulo já falava em mudança de mentalidade, mas diferentemente das teorias modernas, a mudança que Paulo diz é aquela que é produzida por Deus na mente e coração por meio da sua Palavra.
Na Bíblia vemos que muitas das coisas que damos tanto valor, para Deus, não são importantes. O importante para Deus é termos um coração humilde, que confia no seu amor em Jesus, em que podemos encontrar verdadeira esperança e consolo e paz. Só o mindset divino, realmente, nos dá uma nova mentalidade para vermos o seu amor junto a nós e nos dá um novo coração para tomarmos as melhores escolhas, que sempre será o de fazer o bem aos nossos semelhantes. Pense nisso!
Oração: Poderoso Deus, mude a nossa mente e nos dê um novo coração, para sempre confiarmos em ti e agirmos com amor em todas as situações. Por Jesus. Amém.