Já passei por algumas situações em que acabei desistindo de esperar. Após horas na fila aguardando atendimento, cansado e faminto, julguei que não valia a pena a espera e fui embora. Assim como eu, outros fizeram a mesmo e desistiram de esperar. Tal situação me veio a memoria quando li o texto de Mateus 14.13-21, quando Jesus fez sua primeira multiplicação de pães e peixes.
Uma multidão passou o dia sob sol forte, sentados no chão, sem ter o que comer ou beber, só para ficar perto de Jesus. Certamente, muitos acabaram desistindo e voltando para casa. Porém, aqueles que ficaram até o fim viram dois peixes e cinco pães alimentarem 5000 homens, sem contar mulheres e crianças e ainda sobrou 12 cestos cheios. Mais do que poder voltar para casa com a barriga cheia, voltaram também com o coração cheio de amor, paz e esperança que encontraram junto a Jesus. Todo sacrifício e espera valeram a pena.
Esse milagre de Jesus tem muito a nos ensinar. Quantas vezes temos pressa e temos dificuldades em esperar em Deus com paciência e fé? Quando passamos por dificuldades queremos que a solução venha rápido. Pedimos a ajuda de Deus e até fazemos promessas, vamos a igreja, damos ofertas, etc., mas não temos a paciência de ficar firmes até o fim para ver o que Deus tem preparado para nossa vida.
Na história da multiplicação dos pães e peixes, só quem ficou firme ate o fim viu o milagre acontecer e voltou para casa saciado na certeza de que Jesus era o seu salvador. Que possamos aprender com eles e não ir embora quando as coisas não acontecem do modo como esperamos, pelo contrário, que saibamos esperar em Deus com fé no coração até o fim, na certeza de que Jesus está junto de nós para que tenhamos forças para suportar as dificuldades da vida até o momento em que nossos olhos verão o milagre acontecer.
Oração: Amado Jesus, nos ajude a ficar firmes junto a ti, sem ir embora da tua presença, certos de que essa é a melhor coisa que podemos fazer. Amém.