O amor é a Lei

1 de dezembro de 2022

Estamos nos aproximando do Natal, uma data que evoca em nós sentimentos do solidariedade, caridade e amor, algo de que precisamos muito principalmente em tempos de tantas divisões. Porém, não basta falar em amor, é preciso colocar o amor em prática, amor que se manifesta por meio de nossas atitudes, onde somos movidos a nos colocarmos no lugar do outro e estabelecer o perdão.

Nesse sentido, o apóstolo Paulo, em Romanos 13.10, afirma: “amar é obedecer a toda a lei.” Paulo se refere a lei de Deus, expressa nos seus 10 Mandamentos. Uma lei que, de forma simples, resume tudo aquilo que Deus espera de nossas atitudes em relação a ele e ao nosso próximo. Afinal, quem ama a Deus, confia no seu amor, respeita seu nome e ouve sua palavra (Mandamentos 1-3), ao mesmo tempo que ama ao próximo e, por isso, deseja honrar seus pais, proteger a vida, ser fiel, não roubar, não mentir ou cobiçar as pessoas e os bens os outros (Mandamentos 4-10).

Não há como entender o amor corretamente sem percebemos que a vida em amor é uma vida de acordo com a lei de Deus, onde amar é obedecer a Lei divina. Sem a lei de Deus, todo amor vira apenas um discurso bonito, mas esvaziado de sentido. Mas quando entendemos o amor de acordo com a vontade de Deus para nossas vidas, o amor se torna real e se traduz em atitudes para o bem do nosso semelhante.

Por isso o Natal lembra amor, pois é amor, o amor de Deus por nós que se manifestou por meio de Jesus. Não é um amor de palavras, mas de atitude de Deus em enviar seu filho ao mundo para nos ensinar o que é o verdadeiro amor: amor que é o bem do outro, amor que é colocar em prática a lei de Deus. Pense nisso.

Oração: Querido Deus, em tempos que se fala tanto de amor, nos ajude a amar a ti e ao nosso próximo com uma vida de acordo com a tua santa lei. Amém.