O Maior Golpe

2 de março de 2023

Praticamente, todos os dias, nos deparamos com notícias de pessoas que foram vítimas de golpes. Estelionatários agem de várias formas e estão por todos os lugares prontos para ludibriar qualquer um que cruze o seu caminho. Existem golpes aplicados por telefone, pessoalmente e, principalmente, pela internet. Vendas de produtos falsificados, mercadorias que não são entregues e uma gama imensa de coisas são usadas para que o falsário saia ganhando as custas do prejuízo alheio.

Infelizmente, dar golpes não é algo novo. Desde que o mundo existe sempre tem um espertinho pronto para levar vantagem, basta encontrar a pessoa certa, o que não é muito difícil. Os golpistas se aproveitam das nossas fraquezas e as usam contra nós mesmos. Ele vão naquilo que mais gostamos, que mais chama a nossa atenção, que desejamos. Nos oferecem o que queremos por valores muito baixos e usam toda a sua habilidade para nos convencer a aceitar a proposta. Certos de que saímos na vantagem, caímos no golpe e só percebemos quando é tarde demais.

 Porém, o maior de todos os golpes e que trouxe maior prejuízo para todos, foi justamente o primeiro que aconteceu no mundo, registrado na Bíblia em Gn 3.1-7, quando Adão e Eva caíram no “conto do vigário”, ou melhor, da serpente maligna no jardim do Éden, que os levou a desobedecer a Deus e trazer o pecado e todas as suas consequências que afetam a vida de todos nós até hoje – e a maior delas é a morte.

“É verdade que Deus mandou que vocês não comessem as frutas de nenhuma árvore do jardim?” (Gênesis 3.1). Com uma voz macia e maliciosa, Adão e Eva foram enganados. Nem adianta condená-los por isso, nós também temos nossas fraquezas e somos enganados de muitas formas. Mas Deus jamais nos engana. Por causa das nossas fraquezas que ele enviou Jesus ao mundo, para dar sua vida na cruz e assim nos salvar do pecado, da morte eterna e todo o mal.

Diante de um mundo em que temos dificuldades em saber em quem confiar, que confiemos sempre na Palavra e nas promessas de Deus. Essas nunca falham. Essas nunca nos enganam. Amém.

Oração: Amado Deus, me ajude a não cair nos golpes do pecado e a sempre confiar nas tuas promessas. Amém.