Na pesquisa científica são os alunos que assumem uma postura investigativa e estudam situações sobre os mais variados fenômenos do cotidiano, estudos sobre eventos naturais ou a busca por respostas simples e aplicáveis a problematizações relacionadas a questões da vida de cada um. “É preciso de muito esforço para desenvolver um projeto, mas ver ele crescendo e evoluindo nos estimula a continuar acreditando e apostando nele. O interesse na pesquisa e a dedicação foram fundamentais para avançar cada vez mais…” destaca a estudante Sophia Müller.
Para responder às questões levantadas nos temas escolhidos pelos pesquisadores, os trabalhos são construídos a partir de metodologias científicas.
A Escola São Mateus busca garantir que o aluno atue como protagonista em sua vida escolar, isso significa que ele está assumindo maior responsabilidade por sua própria aprendizagem, sob a tutoria de seus professores. O estudante Otávio Müller do Prado afirma: “Estou muito feliz que todo o nosso esforço valeu a pena e agora isso está sendo reconhecido!”
O ponto de partida para a ideia de protagonismo é que os estudantes, de qualquer fase do ensino, são capazes de desenvolver uma autogestão de sua aprendizagem, com mais independência e proatividade. A estudante Manuella Muller salienta que a pesquisa científica “abre caminhos… traz novas experiências de vida. Eu desejava muito ir para a MOSTRATEC e agora vai acontecer!”.
É isso que acontece com nossos estudantes, através da Pesquisa Científica, na nossa Multifeira! Ela dá a oportunidade de conhecer as realidades da nossa sociedade e buscar soluções para os problemas que nela se encontram. “A Multifeira trouxe grandes oportunidades para mim, foi muito gratificante a sensação de ver todo o esforço e dedicação ganhando reconhecimento.” afirma Ana Luísa Fülber Cardoso, ela e a colega Fernanda Kovalski Cavalheiro farão a publicação da sua pesquisa em uma revista científica, experiência recebida, também, pelas estudantes Sophia Müller, Mariana Lanz e Maria Eduarda Wasem.
Atualmente, com uma concorrência cada vez maior, o mercado de trabalho busca dos profissionais a associação dos conhecimentos teóricos aliados à prática, premissa da pesquisa científica, que propicia a produção de novas ideias e conhecimentos. O indivíduo se torna muito mais competente e capacitado para o desempenho de suas atividades, quando consegue perceber as necessidades do local em que está inserido. “Através da pesquisa científica estou tendo a oportunidade de ir a feiras em outros lugares e fazer novas amizades.” relata a estudante Mariana Fuchs.
Quando a coordenadora anunciou que meu grupo tinha ganhando a medalha na Multifeira, senti um mix de sentimentos, mas com certeza o maior deles foi a felicidade, a alegria de saber que todo o esforço valeu a pena.” estudante Camila Fontes
“Fui surpreendida com o prêmio destaque dos meus alunos e confesso que a emoção foi lá nas alturas! Não consegui conter o meu choro de emoção e orgulho! Orgulho em saber que aquele grupo tinha entendido o real significado da palavra “pertencimento” e estava recebendo o prêmio destaque, exatamente, por este motivo. E por último, orgulho do grupo que conseguiu, brilhantemente, esclarecer à comunidade de que o autismo não é uma doença, mas sim, uma condição! Foi muito gratificante ver como eles evoluíram ao longo do trabalho e tenho a certeza que o sucesso os espera! Deram um show de iniciação científica!”
Relato da Professora Jordana Leuck, orientadora do grupo destaque na Categoria I da Multifeira 2023.