Uma das coisas que infelizmente acontece com frequência em nossos dias são os chamados “discursos de ódio,” tão presentes nas redes sociais. São falas e postagens que incitam sentimentos negativos, violência física ou verbal a respeito de outras pessoas, pelo simples fato de se discordar de suas posições ou opiniões. Muitos que que se colocam contrários a tais atos que classificam como “discurso de ódio” agem da mesma forma contra seus supostos adversários, ou seja, também fazem discursos que incitam o ódio. Tal prática já ganhou até um nome, o “ódio do bem.”

Tal situação não é nada nova no mundo. Jesus mesmo foi vítima do ódio do bem do seu tempo. Em João 11.50 os líderes religiosos faziam planos para matar Jesus e justificavam seus atos de ódio como sendo uma coisa necessária para um bem maior. Eles diziam: “Será que não entendem que para vocês é melhor que morra apenas um homem pelo povo do que deixar que o país todo seja destruído?” Eles temiam, na verdade, perder sua posição privilegiada diante do império romano. Era melhor Jesus morrer do que eles serem, de alguma forma, prejudicados.

Assim é a dinâmica do “ódio do bem.” Quando alguém se sente ameaçado por outros, seja pelos seus atos, falas ou ideias, acaba atacando com a desculpa de que isso é o melhor para todos, quando na verdade, é melhor apenas para si mesmo. É um ato egoísta, que vem de um coração que não consegue ver seus próprios erros, que prefere ferir e prejudicar outros para defender suas próprias convicções.

Jesus não incita ódio. Jesus incita nas pessoas a humildade do reconhecer seus próprios erros, do pedir e dar o perdão, de considerar os outros com mais importantes do que a si mesmo, do amor incondicional a todos, até mesmo aos piores inimigos. Jesus nos ensina que não existe “ódio do bem” – só o amor é do bem – e com sua morte na cruz nos mostrou que o amor que ele tem por todos nós não tem limites. Troque o ódio do bem, pelo amor, amor de Jesus. Amém.

Oração: Querido Jesus, nos ensine a amar que tu nos amaste, para que possamos levar o teu amor do bem a todos, nunca o ódio. Amém.