Ter duvidas é algo muito comum na vida de todos nós. Há momentos que temos certeza do que queremos ou daquilo que estamos fazendo, mas também tem situações em que ficamos em dúvida quanto a nossas escolhas, sobre qual é a melhor decisão, se aquilo que estamos fazendo é realmente o certo.

Ter dúvidas, ao contrário do que possa parecer, é algo muito bom, pois nos leva a pensar bem nas nossas escolhas e decisões, a não sermos levados apenas pelas nossas emoções, a usarmos a razão e ponderar sobre todas as possibilidades que estão a nossa frente. Por outro lado, em algumas situações ter dúvidas pode ser bem complicado, especialmente quando precisamos tomar uma decisão importante rapidamente, em que na há tempo para parar e refletir. Nesses momentos que ter valores sólidos, princípios de vida e fé fazem toda a diferença.

Quando não temos tempo para pensar, buscamos aquilo que está em nosso coração como uma base para tomar nossas decisões. Se a fé em Cristo é uma dessas bases de vida, nos sentimos seguros diante das nossas decisões. Pois não estamos nos apoiando em nossos sentimentos, nem em nossos conhecimentos, mas naquilo que Deus nos diz em sua Palavra.

Em Mateus 14.22-32 temos o relato de quando Jesus andou sobre as águas. Ao se aproximar do barco onde estavam os discípulos, todos ficaram apavorados. Pedro, cheio de si, quis ir até Jesus andando sobre a água, e o mais incrível é que ele conseguiu, porém, somente quando manteve seus olhos fixos em Jesus. Quando olhou para a água, as ondas e o vento, ficou em dúvida se aquilo realmente era real, e nesse momento, afundou. Por isso Jesus lhe disse no verso 31: “Como é pequena a sua fé! Por que você duvidou?”

Pedro duvidou no momento errado. Buscou na sua razão e sentimentos uma explicação para o milagre que estava acontecendo, resultando em dúvida no lugar da fé. Diante das ondas e ventos da vida, quando a dúvida sobre o amor de Deus quiser bater no coração, olhe para Jesus e na tenha dúvidas que ele te ama, está ao teu lado, estendendo sua mão para te socorrer, amar e perdoar. Em Jesus, você sempre pode confiar. Pense nisso.

Oração: Amado Jesus, que, diante de todas as dúvidas que tenho em meu coração, eu sempre possa ter a certeza do teu amor e perdão. Amém.