Quando estamos com sede, tomar um refrigerante ou um suco pode ser bom. Um café, chá ou outra bebida também ajudam, mas nada substitui a água. Para matar a sede não existe nada melhor do que água. Qualquer outra coisa que possamos beber até traz uma sensação de alívio, mas igual a água. Água hidrata, faz bem para a saúde, é recomendada por especialistas. Nosso corpo precisa de água para viver bem.
A sede é uma das piores sensações que existe. Uma pessoa pode viver, em média, 30 dias sem comida, mas não pode passar mais de 3 dias sem água. A sede é desesperadora e só que já passou pela experiencia de não ter o que beber sabe como é difícil sentir sede e não ter como saciá-la. Mas não é somente o nosso corpo que sente sede. Há a sede do coração, sede de amor, paz, esperança, alegria de viver diante dos sofrimentos, medos e aflições pelas quais passamos por aqui.
Por isso que Jesus usa a imagem da água para nos ensinar uma grande e importante lição em João 7.37. Ele diz: “Se alguém tem sede, venha a mim e beba.” Jesus não estava falando da água que mata a sede do corpo, mas da água que mata a sede da alma. Ele é a própria água da vida (João 4.10 e Apocalipse 21.6), água de alegria e esperança em todos os momentos. Ele mesmo nos convida a vir até ele matar a sede do nosso coração com seu amor – amor que o levou a se sacrificar por nós na cruz e a vencer até a morte para nos ter ao seu lado para sempre.
Quando você estiver com a boca seca e sentir sede, tome água. Porém, quando estiver sedento de paz, amor e esperança, buscando um sentido maior para sua vida, lembre-se do convite de Jesus: “Se alguém tem sede, venha a mim e beba.” Amém.
Oração: Amado Jesus, que em ti encontremos paz, amor e esperanças que matam a sede do nosso coração, na certeza de que, ao teu lado, nunca estaremos sozinhos diante das dificuldades da vida. Amém.