Querer não é poder!

21 de setembro de 2023

Existe uma grande diferença entre desejar fazer alguma coisa e realizá-la. Podemos ter toda boa vontade, mas nem tudo está dentro das nossas capacidades, afinal, “querer não é poder”. Um bom exemplo disso está no diálogo de Pedro com Jesus registrado em Mateus 18.21-22. Pedro pergunta a Jesus quantas vezes deveria perdoar alguém no mesmo dia, e ele mesmo dá uma resposta pensado ser isso suficiente, dizendo “sete vezes.” Mas para sua surpresa, Jesus afirma que ainda é pouco.

O número “7” no tempo de Jesus indica perfeição. Pedro, ao dizer sete vezes, mostrava sua intenção em ser perfeito em perdoar. Porém, Jesus mostra que isso está muito além de sua capacidade, dizendo que o perdão é algo que na tem limites – Setenta vezes sete. Porém, será mesmo que Pedro consegue ter a paciência de perdoar a mesma pessoa ilimitadamente no mesmo dia? Provavelmente, nem as sete vezes que ele mesmo falou. Desejar perdoar é muito diferente de conseguir perdoar

Nós não somos perfeitos em nada, quando mais na prática do perdão. Podemos até perdoar alguém uma ou duas vezes, mas três vezes já vai ficando complicado, ainda mais se for no mesmo dia. Perdoar sem limites é algo que está fora do nosso alcance, mas não está fora do alcance de Deus. Deus não tem limites em seu perdão. Ele nos perdoa uma, duas, três, sete, setenta vezes sete… quantas vezes for preciso no mesmo dia, pois ele não mede esforços para nos ter ao seu lado. Deus foi capaz de enviar seu filho, Jesus, à cruz para nos perdoar ilimitadamente e nos ter junto de si, agora e para sempre.

Para Deus querer é poder, o poder para nos salvar, nos amar, nos resgatar do erro do pecado para nos colocar no caminho certo, do amor e da pazjunto a Jesus. Pois diante daquilo que não temos a capacidade de fazer, Deus o faz em nosso lugar. Só nos resta confiara e amar a Deus e ao nosso semelhante. Pense nisso.

Oração: Senhor, meu Deus, me ensine a perdoar os outro do mesmo modo como tu nos perdoas. Por Jesus. Amém.