Não é de hoje que parece que o mundo está um caos. Nos noticiários vemos cada vez mais violência. Pessoas brigam por qualquer coisa. Basta uma contratempo no trânsito para tudo acabar mal. Nesses tempos de opiniões acirradas, polaridade política, defesas de causas… nunca foi tão necessário se falar em reconciliação. De pessoas comuns à governos, todo precisam, urgentemente aprender a arte da reconciliação.

A maior dificuldade para a reconciliação está no fato que ninguém gosta da sensação de sair perdendo em um enfrentamento. Todos querem ter razão, todos querem vencer, provar seu ponto de vista, fazer valer sua vontade e seus “direitos.” Infelizmente, dessa forma é impossível qualquer tipo de reconciliação.

Só é possível haver reconciliação entre duas ou mais partes quando, pelo menos um está disposto a fazer algum tipo de sacrifício. É preciso abrir mão dos seus “direitos”, do orgulho e até do que se ama para que seja possível unir aquilo foi separado pelo rancor e ódio.

Foi exatamente isso que Deus fez para nos reconciliar com ele. Em Romanos 5.6-15 vemos que a forma que Deus encontrou para reconciliar-se conosco foi sacrificando seu amado filho na cruz, para com sua vida pagar o preço exigido para nos perdoar de nossos pecados e nos ter ao seu lado para sempre. No verso 11 diz: “nos gloriamos em Deus por meio do nosso Senhor Jesus Cristo, mediante o qual recebemos, agora, a reconciliação.”

Entra tantas notícias ruins ao nosso redor, uma coisa podemos ter certeza: estamos em paz com Deus, pois por causa de Jesus, já estamos reconciliados em seu amor. Como isso é maravilhoso. Pense nisso!

Oração: : Amado Deus, em um mundo com tantas desavenças, como é bom saber que, em Cristo, estamos reconciliados contigo para sempre. Amém.