Todos nós temos algum tipo de “segredo” que não queremos que ninguém descubra. Pode ser um erro cometido, uma atitude impensada, uma mania, vício, costume… qualquer coisa que só diz respeito a nós mesmos e mais ninguém. Porém, quando um destes nossos segredos, por um acaso, é revelado, o sentimento de vergonha pode ser algo incapacitante. Como seguir a vida sabendo que as pessoas sabem daquilo que tentamos esconder, muitas vezes, até de nós mesmos?
A vergonha surge quando nos sentimos julgados e diminuídos pelo outros. A vergonha por um erro cometido, um deslize ou pecado pode levar a solidão, isolamento, depressão, e em casos mais severos, até a atentar contra a própria vida. Por isso mesmo que Jesus enfatiza tanto a importância de não termos segredos em nossa vida, ou melhor, de aprendermos a abrir o coração e confessar os nossos pecados a Deus, na certeza do seu amor e perdão.
Em João 4.5-29 temos a história de uma mulher que teve seus segredos revelados. Sua vergonha era tão grande que ela saia ao meio dia para buscar água no poço, horário que não havia ninguém pelas ruas. Um dia ela encontrou com Jesus no poço de Jacó. Dessa conversa, Jesus lhe mostrou que conhecia seus pecados, dizendo que ela já teve 5 maridos e agora vivia com um homem que não era seu marido, uma situação estranha e imoral.
Porém, depois de conversar com Jesus, a vergonha tomou o lugar da alegria. Ela sai as ruas dizendo: “Venham comigo e vejam um homem que me disse tudo o que eu já fiz” (João 4.29). Isso só foi possível porque Jesus não fez como os outros, não usou os segredos dela contra ela para a diminuir ou ofender. Jesus lhe oferece amor, perdão, carinho. Ele não se afasta dela mesmo conhecendo seus pecados. Pelo seu modo acolhedor, Jesus toca o coração envergonhado daquela mulher samaritana e lhe dá uma nova vida, com toda a dignidade que ela merece.
Deus conhece todos nossos segredos, até os mais escondidos no fundo do coração, e mesmo assim, ele nos ama, perdoa, ajuda e nunca nos deixa sós. Que o seu amor e perdão transforme a vergonha do erro em alegria de vida e renove as esperanças todos os dias. Não tenha segredos diante de Deus. Pense nisso. Amém.
Oração: Amado Deus, obrigado pelo teu amor que perdoa até os nossos pecados mais secretos, mudando a vergonha em alegria. Amém.