Chega a ser assustador o que temos visto nas últimas semanas em que guerras e conflitos estão se espalhando pelo mundo. Alguns já falam na possibilidade de uma 3ª guerra mundial. Nesse contexto, o desejo pela paz é urgente. Mas como ter paz? Onde podemos encontrar a paz neste mundo cheio de ódio e violência?
Martinho Lutero, reformador da igreja do Sec. XVI disse: “a paz se possível, a verdade a qualquer preço.” Pode até nos parecer contraditório o que ele diz, mas faz todo o sentido quando entendemos qual é a verdade que Lutero está se referindo. Em João 8.31 e 32 Jesus diz: “Se vocês permanecerem na minha palavra, são verdadeiramente meus discípulos, conhecerão a verdade, e a verdade os libertará.” E em João 14.6 Jesus diz: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida.” A verdade que Lutero quer não é uma ideologia, um conceito ou um segredo. A verdade é Jesus.
Levar Jesus ao mundo é algo que é preciso ser feito a qualquer preço. Só quando as pessoas entendem quem é Jesus e o seu amor por cada um de nós, é que podemos ser livres do ódio, vingança, ganância, maldade, egoísmo, enfim, de tudo o mal que o pecado traz para a vida aqui. Sem Jesus, a paz se torna superficial e passageira, uma pequena trégua até que as guerras reiniciem. Com Jesus, a busca pela paz é permanente, pois ele nos ensina a ver o outro com amor e, em todas as situações, praticar o perdão.
Por isso, Cristo, aquele que é a verdade, é tão libertador. Somente pela verdade de Deus em Jesus é que podemos, um dia, ter a verdadeira paz, tanto aqui, entre os homens e nações, como a paz perfeita nos céus para sempre.
Oração: Amado Deus, Cristo é a verdade que precisamos para vivermos em paz. Nos ajude a levar, através das nossas atitudes, o teu amor a todos os corações. Amém.