Vigilância

16 de novembro de 2023

“O preço da liberdade é a eterna vigilância.” Essa frase, normalmente atribuída a Thomas Jefferson, ex-presidente Americano, afirma que a liberdade de um povo não é uma garantia e, para mantê-la, é preciso vigiar constantemente. Vigiar não é importante apenas em questões políticas e governamentais, mas em todas as coisas da vida. Hoje estamos cercados de câmeras de segurança por todos os lados, sabemos da importância de nos manter alertas e vigilantes quanto a violência, porém, muitas vezes, podemos acabar esquecendo de cuidar da nossa vida espiritual.

Preocupações, problemas, sofrimentos, medos… todos nós enfrentamos, com maior ou menor intensidade. Distrações, diversões e o excesso de compromissos também nos fazem esquecer de nos preocupar com a nossa fé e vida com Deus. Assim, coisas como ir a igreja, fazer um devocional em família, ler a Bíblia ou simplesmente orar são deixadas de lado e cada vez mais é difícil termos tempo para Deus e sua Palavra. Quando estamos desatentos podemos chegar ao ponto de perder completamente a nossa fé.

Em Mateus 25.1-13 Jesus conta a Parábola das 10 moças que esperavam o noivo para o casamento. Elas eram uma espécie de damas de honra, responsáveis por guiar o noivo até a festa, mas cinco deles não pegaram combustível suficiente para suas lanternas, precisando sair para buscar mais. Quando noivo chegou elas não estavam, por isso, ficaram de fora da festa. Jesus termina dizendo: “Portanto, vigiem, porque vocês não sabem o dia nem a hora.”

Jesus não estava ensinando sobre como agir em um casamento, mas de estar preparado na fé para quando ele voltar. Ninguém sabe o dia e nem a hora, por isso, é preciso estar alerta, vigilante na fé em relação ao pecado, as distrações e ocupações da vida, para em nenhum momento esquecemos que temos um Deus que nos ama, se preocupa conosco e quer o melhor para nós. Ele nos deu o seu filho e nos pede apenas para termos fé. Não vacile, pois assim como a liberdade, preço da vida na fé em Cristo é a eterna vigilância. Pense nisso.

Oração: Cristo Jesus, nos ajude para sempre ficarmos alertas e vigilantes na nossa fé. Amém