



Projeto "Doar para Viver" dos alunos da escola São Mateus propõe adoção da doação presumida
Sapiranga – Em uma iniciativa que une ciência, cidadania e solidariedade, três estudantes do 7º ano da Escola Luterana São Mateus, em Sapiranga, estão movimentando o cenário político com o projeto “Doar para Viver: Caminhos Legislativos para Ampliar a Doação de Órgãos no Brasil”. No dia 12 de maio, Davi Kunst, Felipe Rafael Kettermann e Leonardo Maldaner de Fraga, orientados pela professora Monica Minozzo, reuniram-se com o deputado federal Covatti Filho e o deputado estadual Joel Wilhelm para apresentar a proposta, que visa instituir a doação presumida de órgãos no país.
Inspirado por modelos adotados com sucesso em diversos países, o projeto defende que todo cidadão seja considerado doador de órgãos, salvo manifestação contrária em vida. A medida poderia aumentar significativamente os índices de transplantes no Brasil, que ainda enfrenta uma longa fila de espera. Durante a apresentação, os alunos destacaram dados alarmantes sobre a situação atual e reforçaram a urgência de políticas públicas eficazes.
Os alunos também foram recebidos pela prefeita de Sapiranga, Carina Nath, e pelo vereador Leandro Costa, que acompanham e apoiam a proposta.
Reconhecimento
A prefeita Carina ressaltou a relevância do protagonismo estudantil na construção de políticas transformadoras, enquanto o vereador Leandro, com experiência na área da saúde, destacou a pertinência da iniciativa diante da crescente demanda por transplantes, parabenizando os alunos.
Além disso, na última terça-feira (27), os alunos participaram da 17ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Sapiranga, onde apresentaram o projeto. Acompanhados pela professora Monica Minozzo, discursaram sobre a proposta, reforçando sua importância para a saúde pública. A participação ocorreu na Tribuna da Câmara e o momento foi mais um importante espaço de divulgação e conscientização sobre a necessidade de ampliar a doação de órgãos no Brasil.
Debate em pauta
O deputado Covatti Filho elogiou o engajamento dos estudantes e garantiu que levará o tema à Câmara dos Deputados. Joel Wilhelm também manifestou apoio, destacando a importância da participação jovem na formulação de soluções para desafios da saúde pública. Ambos os parlamentares reconheceram o potencial da proposta de doação presumida de órgãos como um avanço necessário para ampliar o número de transplantes no país, comprometendo-se a fomentar o debate sobre o tema nas esferas estadual e federal. A proposta recebeu destaque por sua relevância social e por estimular um debate urgente sobre a modernização das leis de doação de órgãos no Brasil.