Dia 17 de outubro

16 de outubro de 2024

Dia 17 de outubro – quinta-feira

Texto bíblico – Mc 10.29-30

Jesus respondeu: — Eu afirmo a vocês que isto é verdade: aquele que, por causa de mim e do evangelho, deixar casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos ou terras receberá muito mais, ainda nesta vida. Receberá cem vezes mais casas, irmãos, irmãs, mães, filhos, terras e também perseguições. E no futuro receberá a vida eterna.

Jesus convida seus discípulos a lhe seguir e oferece como recompensa muito mais do que eles já tinham. Casa, família, terras, tudo em dobro do que já tinham neste mundo por seguir Jesus. Porém ele acrescenta que as pessoas receberão perseguições e críticas por segui-lo. Isso muda tudo. O convite fica bem diferente. Como alguém pode querer perseguições como um presente, um prêmio? Quem vai seguir Jesus, ter fé em Deus que oferece como presente mais problemas? Jesus estava sendo bem claro quando afirmava que quem o seguisse, e por causa disso abandonava a família, casa, irmãos e suas propriedades, receberia tudo em dobro. E isso é uma promessa que se cumpre. Ser um seguidor de Jesus, por vezes precisamos resistir a convites que são feitos até por pessoas próximas de nós, da própria família que não tem a mesma fé, a abandonar o caminho da fé e deixar de lado os ensinamentos bíblicos. Hoje é muito comum que dentro de uma casa existam pessoas que são cristãs e outras não são. Umas são fies e outras não. Isso causa divergências e brigas. Pode surgir a oportunidade de enganar alguém e se desonesto, e por causa da fé nem todos concordar. Isso pode criar grandes conflitos dentro de casa. Pode ocorrer que alguém queira fazer vingança e o outro diga que isso não leva a nada e não resolve o problema. E inicia uma discussão. Jesus não está falando de deixar de lado a casa e a família por causa de seguir a ele, mas se houver intolerância e um caminhar longe das promessas de Deus, é necessário sim manter firmeza no que é de Deus e procurar, dentro do possível conciliar a fé com o respeito dentro de casa. Se for necessário escolher, que a fé permaneça. As perseguições são parte da batalha da fé. Sejamos fortes e teremos como prêmio algo que vale mais do que muita riqueza e tesouros. A salvação e a vida eterna. O maior tesouro que podemos receber. A verdadeira vida ao lado de Deus. Mantenha a fé e o caminho da salvação. Fiquem bem.