Dia 18 de outubro

16 de outubro de 2024

Dia 18 de outubro – sexta-feira

Texto Bíblico – Mc 10.31
Muitos que agora são os primeiros serão os últimos, e muitos que agora são os últimos serão os primeiros.

Humildade e humilhação.

Duas palavras parecidas, porém com significados muito diferentes. Os humildes serão exaltados, e os orgulhosos serão humilhados. Os primeiros serão os últimos e até esquecidos, mas os últimos serão chamados para ocupar lugares de honra. Aqui há uma inversão de valores. Nos tempos da Bíblia algumas pessoas se achavam mais importantes que outras porque ocupavam um cargo de destaque na sociedade. Havia uma distinção bem grande entre os que trabalhavam no templo e serviam na sinagoga. Ocupavam lugares de honra em eventos públicos e deixavam os pobres e pessoas de povos estrangeiros nos últimos lugares, sem conseguir ouvir o que se ensinava no templo. Não era da vontade de Deus que houvesse diferença entre as pessoas, mas já se fazia isso por causa da vaidade das pessoas. Jesus quando veio a este mundo tratou de acolher primeiro as pessoas que eram humilhadas e as chamou para perto de si. Muitas até achavam que Jesus agia errado ou não conhecia aquela gente. Conversava com samaritanos que eram odiados pelo povo de Jerusalém. Se reunia com mulheres que naquela época não tinham direitos. Era amigo dos cobradores de impostos que eram como ladrões para o povo. Jesus chamava para perto de si pessoas que sofriam com o preconceito dos outros e acolhia com suas palavras e orientações a todos. Quem era desprezado, Jesus exaltava e quem era humilhado, Jesus valorizava. Porém, todas essas pessoas eram humildes e queriam estar perto do filho de Deus para ouvir seus ensinamentos e ter um contato com ele. Tinham fé nele. Isso era muito mais importante do que ocupar um cargo público importante, ser famoso ou ter poder. Jesus queria um coração puro e humilde que se arrependesse de seus pecados e desejasse o perdão. É isso que ele procura ainda hoje. Esses serão abençoados com a salvação. Tenha fé e humildade e você terá um encontro com Deus. Fiquem bem.