Dia 27 de outubro

24 de outubro de 2026

Dia 27 de outubro
Salmo 46.2

“Por isso, não teremos medo, ainda que a terra seja abalada, e as montanhas caiam nas profundezas do oceano.”

Therefore we will not fear, though the earth give way and the mountains fall into the heart of the sea, (NIV)

O papel do medo

O medo em si não é ruim; ele serve para nos proteger de perigos reais e do excesso de confiança. O verdadeiro problema é a falta de esperança e o desespero, pois eles nos desestabilizam e nos afastam de Deus.

A vida é cheia de incertezas. Ao acompanharmos as notícias, vemos guerras, conflitos e divisões causadas pela busca por poder e pela falta de amor ao próximo. Isso pode nos trazer receio quanto ao nosso próprio futuro, nossa segurança e nosso bem-estar. Vemos como a saúde é frágil e como os relacionamentos humanos podem ser delicados. É natural sentir medo de perder o que conquistamos com esforço.

Contudo, este trecho do Salmo nos convida a olhar para as nossas prioridades sob outra perspectiva. A salvação em Jesus é o nosso maior bem, e o nosso maior cuidado deve ser o de guardar a nossa fé.

Jesus nos pediu para vigiar e orar justamente para que não venhamos a ceder às tentações ou abandonar a verdade de Cristo. Mesmo que o mundo ao nosso redor se transforme ou que coisas materiais se percam, aquilo que é essencial permanece: a fé no amor e na misericórdia de Deus. Tudo neste mundo é passageiro, mas a salvação garantida por Jesus na cruz é eterna. Essa certeza nos traz a verdadeira paz e segurança. Fiquem bem!