Quem Somos
Martinho Lutero foi um reformador cristão, que lutou por suas convicções, de acordo com a Bíblia e contra algumas práticas da época. Ele defendeu que o único caminho da salvação é a fé em Cristo e proporcionou o nosso acesso direto a palavra de Deus.
Assim, toda caracterização educacional e pedagógica da Escola Luterana tem como referencial a fé em Deus que, num ato de amor, nos deu a salvação. O ser humano, individual e coletivamente, é chamado a ser um colaborador de Deus através dos seus atos na história. É tarefa cristã realizar a vontade de Deus para o mundo, por isso, a ação educativa é resultante de uma atitude de fé e uma oportunidade para anunciar o Reino de Deus a todos.
Inspirada nesses preceitos, a Congregação Luterana São Mateus, de Sapiranga-RS, representada pelos membros Arlindo Muller e Anselmo Schuller, concretizou a fundação da Escola, em 1952.
Com caráter pioneiro, 34 anos depois, a Escola iniciou o atendimento a alunos surdos e, posteriormente, em 1992, firmou a parceria com a APADA (Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos), oportunizando a integração de alunos surdos e ouvintes no ambiente escolar.
Nossa Fé
A Escola São Mateus é uma instituição confessional cristã, ligada à Associação Nacional das Escolas Luteranas (ANEL). Isso significa que toda a sua filosofia e ação estão intimamente ligadas à visão bíblica e cristã do mundo.
O que isso significa?
A SM professa, exclusivamente, a fé Cristã, baseada em princípios e valores fundamentados na Bíblia, não tendo o compromisso de evangelizar na doutrina Luterana, mas promovendo a transformação do ser humano, convertendo o seu caminho à Jesus.
estudantes
Nosso Nome
O nome da nossa Escola vem do Apóstolo Mateus, um dos 12 discípulos de Jesus, autor do evangelho que leva o seu próprio nome. A palavra “São” é usada como expressão de honra.