Semana Literária e Cultural
A Semana Literária e Cultural está no seu segundo dia e já está cheia de momentos especiais!
A manhã começou animada com uma imersão em inglês, unindo aprendizado e diversão de um jeito super criativo! 🎲🇬🇧
No final da manhã e também no início da tarde, tivemos nossa tão esperada Parada Literária 🧘♀️📚 — um tempo dedicado à leitura livre, para que cada aluno pudesse viajar nas páginas do seu próprio jeito.
E à tarde… uma linda contação de histórias em Inglês, pelos nossos parceiros, @pesenglish, que encantou nossos leitores com magia e imaginação! ✨
Projeto da Biblioteca e Coordenação Pedagógica
#vempraSM
Veja o post do Jornal repercussão sobre nós!
Sapiranga – A Escola São Mateus, de Sapiranga, realizou mais uma edição da sua tradicional Semana Literária e Cultural, evento que marca a culminância do Projeto Mais Leitura. A iniciativa envolveu cerca de 670 alunos, desde o Maternal II até a 3ª série do Ensino Médio, incluindo turmas de contraturno e bilíngue. O objetivo é fomentar o hábito da leitura de forma prazerosa e significativa, promovendo também o contato com a cultura e valores humanos.
Durante a semana, os estudantes participaram de diversas atividades literárias e artísticas. Uma das ações de destaque foi o contato direto com autores dos livros. Em 2025, sete escritores de diferentes estados participaram do projeto por videochamadas ou vídeos gravados, aproximando os alunos da experiência real com a autoria. Todos os livros utilizados foram físicos, como forma de resgatar o vínculo com o papel, apesar do colégio possuir acesso a plataformas digitais.
Outro ponto alto foi a participação das famílias, com uma palestra sobre tecnologia e desenvolvimento infantojuvenil, em parceria com a Escola da Inteligência. Segundo a coordenação pedagógica, o sucesso do evento se deve ao engajamento coletivo entre professores, biblioteca e equipe gestora.
Parada Literária, momento especial para os alunos
Aline Kunst, coordenadora pedagógica, e Estela Gallon, biblioteconomista da Escola São Mateus, destacam também as oficinas de danças urbanas, o concurso artístico visual e uma programação surpresa chamada Parada Literária. “Em qualquer momento do dia, um sinal tocava e toda a escola interrompia suas atividades para ler. Todos paravam tudo que estavam fazendo, independente do que fosse, e faziam uma leitura que durava entre 5 e 15 minutos (dependendo a faixa etária do aluno)”, comenta Aline. Estela também destaca o empenho dos professores na atividade: “Professores também criaram ambientações temáticas para gerar expectativa antes da leitura, como cenários com espadas, baús e estações do ano, promovendo imersão nas histórias para despertar mais interesse nos livros”.